segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sarau de Contadores de Histórias - 19/05/2012

Foi um sarau especial... principalmente pela presença do amigo Roberto Isler, já recuperado do acidente.
Tivemos a grata presença do Tony, nosso amigo de sempre do Viva, da Lena das dobraduras, da Luisa Bedin, do Valter Valverde, do Paulo Cavalheiro, amigo que comanda os projetos no CREIA, inclusive o de Xadrez, da Cinthia Yamasaki, da Rosana Guarnieri, da Marcella, filha da Andréa Nogueira, querida parceira na coordenação do sarau, da Malu Barros, da Marlene Green, da Fernanda Munhão, da Leide Felício, da Leila Speeden, da Lucia Levy, da Lucinete, da Maria Isabel Nogueira, da Mayara Ferreira e da Viviane Cavalcanti.
Histórias, danças circulares, dobraduras, canções, poemas, sorrisos, generosidade, comidinhas gostosas, malabares e flores (alguns repolhos) recheados de coisas boas !
Foi maravilhoso e já estamos preparando o próximo para dia 16 de junho !

























quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dobre um papel e conte uma história - com a Lena das dobraduras - 19/05/2012

Lena cantou, contou e encantou a todos com as dobraduras da história "A estrelinha que caiu do céu".
Tivemos a presença do Roberto Isler entre os alunos, o que muito nos alegrou pela sua recuperação do acidente sofrido no ano passado.
Foi um curso muito alegre, descontraído com pessoas talentosas e criativas !
Parabéns Lena !












sábado, 19 de maio de 2012

Dona Benta no Colégio Itatiaia - 18/05/2012

Desta vez contei histórias na Unidade Paraíso /Tutóia.
Uma característica interessante dessa Unidade é que a maioria dos alunos é de origem japonesa.
Curiosa sobre o porquê disso, num local onde não existe colônia japonesa próxima, a diretora me contou que há muitos anos atrás estudou lá o filho de um cônsul japonês. Quando o cônsul voltou ao Japão,  indicou a escola no Brasil como a melhor opção para os filhos de executivos japoneses que para cá viessem a trabalho. A partir daí, a escola vem recebendo todos os anos, cada vez mais alunos dessa nacionalidade.
Foi muito engraçado, porque apesar da maioria não entender a minha narração em português, as crianças curtiram muito e deram boas risadas de algumas passagens da história.
Outra coisa que me encantou :  são muito afetivos.Vieram me abraçar no final, pegar na minha mão e me olhar com carinho.






quarta-feira, 16 de maio de 2012

Semana da Enfermagem no Hospital de Transplantes - 10/05/2012

Convidada pelo querido amigo Ernandes, contei histórias com dobraduras para a equipe de enfermagem do hospital. Foi bem divertido e me senti muito bem ao homenagear os profissionais que tanto se empenham em seu trabalho para tornar menos sofridas as vidas de seus pacientes.






segunda-feira, 7 de maio de 2012

Palestra Contando História na Saúde - 05/05/2012

A palestra para os novos voluntários da Associação Viva e Deixe Viver foi bem descontraída e com a participação ativa dos presentes.
A Vanessa Meriqui abriu o evento contando de forma brilhante a história "O par de sapatos" do livro Contos da Rua Brocá - Pierre Gripari - Editora Martins Fontes.
Convidei o  amigo Paulo Cavalheiro que atua comigo no Hospital Cruz Azul para juntos contarmos a história "Luas e Luas" - James Thurber - Editora Ática.
Tivemos a participação também , a meu convite, da Adriana Nunes para falar da sua experiência na AACD, como voluntária contadora de histórias e também do seu TCC : "Histórias de Afetos: Ensaio sobre experiências de narrativas para pessoas em estado de sofrência em hospitais e a relação da escuta com o auto empoderamento." da pós-graduação "A Arte de Contar Histórias".
Foi uma manhã repleta de afetos e aprendizados.